quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A FILOSOFIA DO BONSAI - "Postura ética"

por Mário A G Leal


Quando Chi Kuen Ki ( Nome fictício ) resolveu levar seus bonsai para o Japão não estava pensando em levar uma planta e sim uma lembrança de seu País, algo que lembrasse de onde veio, dos parentes, dos amigos, das pessoas... uma recordação. O bonsai estava em segundo plano. Era o caminho, não o destino.

Caramujo Africano - A praga

Esta matéria fala sobre aquele encardido que infestou nossos quintais e ainda de quebra traz doenças aos seres humanos: CARAMUJO AFRICANO

Sobre a caliandra

Caliandra
Pesquisa de Oscar Risch Neto - graduando em Eng° Florestal

São inúmeras as plantas conhecidas popularmente por esponjinhas, por apresentarem flores compostas por uma grande quantidade de estames, que lembram pompons, entre elas estão as Caliandras. No entanto neste grupo estão ainda os ingás, as acácias, o calistemon, entre outros. 

A Estética do Bonsai

A Estética do Bonsai

Os aspectos listados a seguir são apenas acréscimos às técnicas de desenvolvimento, delas desligados, mas constituindo parte integrante da concepção geral das árvores.

Técnica do CANO DE PVC para adquirir o estilo NEAGARI


Estilo Neagari é uma maravilha. Desde que tenha as suas raízes num certo padrão. Abaixo um pequeno passo-a-passo de como fazer para se obter raízes expostas.

Diminuição de Folhas da Schefflera

É uma técnica bem simples e que acredito que todos aprenderão facilmente. Bem se trata de uma técnica que utilizei para diminuição das folhas de minhas Sheffleras, que também pode ser usada com outras espécies, com resultados bastante satisfatórios, testei em diferentes épocas do ano essa técnica, porém a árvore diminuiu mais consideravelmente as suas folhas da Primavera ao Verão. Bem aqui vai a matéria qualquer dúvida ou tratando-se de outro assunto me comuniquem. Agradeço desde já. Obrigado.

Características do Húmus de Minhoca

Como adquirir, produzir e conservar? Um ótimo adubo orgânico que você aprenderá desde o início como é produzido sem muita trabalheira.

Transplante do bonsai

Este post tem como objetivo apresentar um passo a passo do transplante de um bonsai. São instruções gerais e básicas, podendo cada bonsaísta acrescentar ou modificar segundo o que achar adequado.

Cuidados básicos - Pitanga

Algumas observações sobre pitanga:

Essa espécie, por ser higrófila e heliófila é bastante resistente, todavia, precisa ser cuidada com bastante atenção para evitar problemas decorrentes à quantidade de irrigação, pois já estamos quase entrando na primavera, que mais possui sensação climática de verão, sobretudo pelo tempo abafado e a longa estiagem.
Tenho estudado essa espécie intensamente há mais ou menos 2 anos e tenho verificado que quase todas as adversidades que eu encontrei resultam no fator REGA. Os problemas mais comuns observados são:

Matéria sobre enxertia (ficus)

Venho compartilhar com vocês uma matéria muito boa sobre enxerto de galhos, excelente para compactação de copa. São 2 métodos de enxerto (com ou sem plástico) - matéria retirada do site do SIDIÃO

CRIANDO UM NOVO NEBARI EM BONSAI

A tradução e publicação deste artigo foi gentilmente autorizada por Harry Harrington, do site www.bonsai4me.com. Eu mesmo o traduzi. Qualquer erro grave de tradução, por favor me corrijam.

Acho uma ótima técnica inclusive para melhorar os nebari já existentes. O artigo é muito bom principalmente pelas imagens (
Diogo Matos)

Técnica do Canudinho

A matéria abaixo nos ensina a trabalhar com raízes expostas. Ainda não tive a oportunidade de por esta técnica em prática. Meus ficus ainda são muito novinhos. Espero que ajude alguem.
Em tempo hábil: Matéria extraída do site Atelier do Bonsai (www.atelierdobonsai.com.br/forum)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money