quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Transplante do bonsai

Este post tem como objetivo apresentar um passo a passo do transplante de um bonsai. São instruções gerais e básicas, podendo cada bonsaísta acrescentar ou modificar segundo o que achar adequado.

Para ilustrar, vou utilizar um acer palmatum.
Transplante-acer_01
 1º PASSO
Faça o transplante na época adequada para cada espécie, levando em consideração também o clima onde cada um reside.
Obs.: Também existem os transplantes de emergência, como no caso de quebra do vaso onde passamos o bonsai para um novo vaso sem mexer nas raízes, preservando ao máximo o torrão das raízes, apenas completando o substrato.
 2º PASSO
Para o transplante, reúna todos os materiais antes de iniciar os trabalhos para evitr interrupções. Materiais: vaso (ou escorredor), substrato adequado a espécie, arame, ferramentas e hormônio enraizador.
 3º PASSO
Para começar, solte o substrato das bordas do vaso utilizando um hashi.
 Transplante-acer_02
4º PASSO
Com um gancho, comece a desmanchar o torrão, fazendo movimentos no sentido do tronco para a borda. O objetivo aqui é eliminar o substrato antigo e soltar as raízes.
 Transplante-acer_03
5º PASSO
Desembarasse as raízes e aproveite para eliminar as mais grossas. Caso seja necessário, você também poderá fazer a correção do nebari como a eliminação de raízes mal posicionadas e melhorar o posicionamento de outras.
 Transplante-acer_04
Eliminei a raiz cruzada e reposicionei outra com arame:
Transplante-acer_05
6º PASSO
Reduza a quantidade das raízes conforme a espécie. No caso deste acer, reduzi as raízes em 50%. Veja como está sobrando espaço para as raízes crescerem.
 Transplante-acer_07
7º PASSO
Prepare o vaso, colocando arames para amarrar  a planta no vaso. Observe que coloquei uma fina cama de pedrisco no fundo do vaso. Ela vai auxiliar na drenagem. Escolhi um vaso um pouco maior do que o ideal pois desejo que a planta tenha um maior desenvolvimento da estrutura da copa.
 Transplante-acer_06
8º PASSO
Adicione uma parte do substrato dentro do vaso e proceda o posicionamento correto da planta. Com os arames fixados no vaso, amarre a planta na posição definitiva. Esta amarração também ajudará na recuperação da planta, mantendo-a estável e evitando que as novas e finas raízes se rompam com movimentos da planta. Estes arames devem ser removidos após a planta estar estabilizada.
 Transplante-acer_08
9º PASSO
Feito isso, complete o restante do vaso com substrato. Com o auxílio de um hashi, acomode o substrato entre as raízes, evitando de ficar espaços vazios.
 Transplante-acer_09
10º PASSO
Finalizando, aplique um hormônio enraizador para auxiliar na recuperação das raízes. Coloque a planta na sombra até que comece a rebrotar, ai então você vai aso poucos deixa-la tomar sol.
Veja a planta finalizada – frente:
Transplante-acer_10
Lado direito:
Transplante-acer_11
Lado esquerdo:
Transplante-acer_12
Costas:
Transplante-acer_13
 Algumas dicas:
Não é o caso das espécies caducas que estão sem folhas no momento do transplante, mas nas demais espécies é preciso diminuir a massa verde uma vez que você reduziu a “boca” da planta, as raízes.

Fonte: http://ricardopaiva.wordpress.com/tecnicas/transplante-passo-a-passo/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money