terça-feira, 30 de novembro de 2010

Calda sulfocálcica

O enxofre é um produto natural que tem po-
der fungistático. Pode ser usado puro ou, en-
tão, ser feita a calda sulfocálcica.

1) USO DE ENXOFRE PURO: misturar, a seco, 800 g de enxofre e 200 g de farinha de milho bem fina. Diluir 34 g em 20 litros de água e aplicar sobre as plantas.

2) CALDA SULFOCÁLCICA: a calda é prepa-
rada com enxofre e cal.
Material:
- 2 tonéis
- 1 pano para coar
- 4 quilos de cal virgem em pó
- 1 balde de plástico
- 5 quilos de enxofre peneirado
- 1 bastão de madeira
- "espalhante adesivo": farinha de milho, ca-
chaça ou leite

Preparo da Calda:
Colocar 25 litros de água limpa em um tonel para aquecer ao fogo. Então, retira-se um balde de água morna  misturamos o enxofre peneirado. Para facilitar a mistura, convém colocar um pouco (meio copo) do "espalhante adesivo".
Em outro tonel, colocar 4 kg de cal virgem e queimar com 2 a 3 litros de água morna, retirada do primeiro tonel. Quando a cal começar a queimar, mistura-se o enxofre, mexendo sempre com o bastão de madeira. Em seguida, adiciona-se o restante da água quente, marcando a altura que a mistura alcançou. Ferver a mistura durante uma hora com fogo não muito forte, mexendo com o bastão e repondo a água evaporada na altura da marca. 
Após uma hora, deixar o fogo apagar e esfriar a calda. Retira-se a calda do tonel e, com o auxílio de um pano, o produto é filtrado (coado). A calda deve ser guardada em vasilhas de vidro, madeira ou plástico bem fechadas. 
Na hora de preparar a calda, deve-se preparar somente a quantidade a ser usada nos próximos dias, isto é, não deixar a calda envelhecer, usá-la até um mês depois de pronta. 
Para se saber a quantidade de calda para cada litro de água, é só utilizar o Aerômetro de Baumé, e verificar no quadro a seguir a quantidade de água a ser misturada para cada tipo de tratamento que for feito. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money