quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Diminuição de Folhas da Schefflera

É uma técnica bem simples e que acredito que todos aprenderão facilmente. Bem se trata de uma técnica que utilizei para diminuição das folhas de minhas Sheffleras, que também pode ser usada com outras espécies, com resultados bastante satisfatórios, testei em diferentes épocas do ano essa técnica, porém a árvore diminuiu mais consideravelmente as suas folhas da Primavera ao Verão. Bem aqui vai a matéria qualquer dúvida ou tratando-se de outro assunto me comuniquem. Agradeço desde já. Obrigado.

Abraços:

Illex


Schefflera


Diminuição de Folhas




Essa técnica pode ser realizada da metade da Primavera até o final do Verão. Desfolhe parcialmente a Shefflera (deixe algumas poucas folhas restantes da desfolha) tomando cuidado para que na hora não desfolhe juntamente as gemas que serão as futuras folhas, logo após coloque-a no sol intenso, sem sombrite ou nenhuma outra proteção, a árvore deve ficar o dia todo a pleno sol.
Quando os novos brotos estiverem com cerca de 3cm de tamanho, desfolhe novamente a planta, deixando somente as folhas menores que surgiram das gemas deixadas na primeira desfolha (se alguns brotos cresceram de mais retire-o também, deixe somente os menores (em folha e tamanho).
Continue regando abundantemente, e após alguns dias as novas folhas começarão a nascer, quando isto ocorrer elimine as folhas que havia deixado na segunda desfolha, assim termina o processo.
Nas brotações seguintes virão folhas de tamanho muito mais reduzido e na quarta, ou quinta brotação após a primeira desfolha, deve-se ir fazendo a manutenção normalmente do Bonsai ou Pré-Bonsai.

Observações: Durante esse processo não utilizei adubação, sob pena de prejudicar o processo, não aconselho a utilizar, mas nada impede de que novas descobertas sejam feitas. Novamente repetindo, deixe a planta em sol pleno, sem sombrite ou qualquer outra proteção. E só tire-a, depois de finalizado o processo e as folhas terem se desenvolvido por completo.



Illex Alves Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money