quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Matéria sobre enxertia (ficus)

Venho compartilhar com vocês uma matéria muito boa sobre enxerto de galhos, excelente para compactação de copa. São 2 métodos de enxerto (com ou sem plástico) - matéria retirada do site do SIDIÃO
http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_8.htm

Método 1: enxerto por fenda ,cobrindo o bonsai com saco plástico.
Tratando-se do ficus microcarpa, você deve estar ciente de duas coisas antes de efetuar este procedimento em árvores que contêm muita seiva como o microcarpa:
1. Suapender a rega por dois a três dias. Quando há menos seiva e as folhas se tornam macias, você pode cortar as ponteiras para o enxerto.
2. Escolha uma árvore sadia para suportar melhor o teste a longo prazo. As folhas devem ser pequenas, lisas, e brilhantes com entrenó curtos.
(1) Corte a parte onde fará o enxerto com uma serra pequena. (Setembro 02.2002)


2) Rache o galho com uma lâmina bem afiada.


(3) Introduza o ramo na camada do cambium.


(4) Amarre-o com a fita elétrica de isolação (a fita é melhor do que a corda, para sua flexibilidade). Repita este procedimento em todos os pontos que desejar.


(5) Cubra-o com um saco transparente e espere a brotação.


(6) Os ramos brotaram após 14 dias.


(7) Abrir uma parte do saco oito vezes em quatro dias para deixar a árvore adaptar-se ao ar livre, 19 de setembro, 2002.


Método 2: Sem cobrir a planta com saco plástico.
Há anos que este novo método foi introduzido. Trata-se da aplicação de uma película plástica, que é usada para envolver diretamente as partes do enxerto em vez de cobrir com um saco. Este método também tem uma taxa de êxito muito elevada. Está técnica também pode ser aplicada em outras espécies que aceitam enxerto (ex. hibisco).

(1) Escolha pequenos ramos que tenham entrenós curtos; remova as folhas e mantenha as gemas, e corte então duas camadas finas, uma maior que a outra, uma em cada lado da cada ramo.





(2) Refine o corte onde será feito o enxerto, rache o local com uma lâmina afiada e introduza o ramo. Certifique-se de que a camada do cambium da árvore está juntada à camada do cambium do enxerto (ramo). Então, firme com a fita elétrica isolante e cubra o ramos com a película plástica.






(3) Estique a película plástica para cobrir as partes do enxerto sem rasga-la. Não envolva mais de duas camadas da película plástica porque os botões novos não quebrarão completamente se o envolvimento é demasiado grosso.





(4) Resultado - brotações

 

Fonte: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11208

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money