quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Características do Húmus de Minhoca

Como adquirir, produzir e conservar? Um ótimo adubo orgânico que você aprenderá desde o início como é produzido sem muita trabalheira.
Consideração sobre o termo “húmus”: Todo material orgânico que decai até o ponto em que não há mais decomposição microbiana é chamado húmus. Geralmente esse já está finamente particulado, passando a constituir parte importantíssima do solo, garantindo-lhe propriedades de fertilidade e retenção de umidade.

As minhocas ocupam papel de grande destaque na natureza, não apenas pelo fato de aerar e descompactar o solo, mas especialmente por ser capaz de aproveitar de maneira tão completa o seu alimento (praticamente qualquer matéria orgânica livre, geralmente de origem vegetal) que, ao defecar o que não foi absorvido, esse material (coprólitos) encontra-se praticamente humificado, isso é, está tão mineralizado que não há praticamente mais ação microbiana decompositora possível. Por isso recebe o nome de “húmus de minhoca”.
Isso se deve a uma fantástica ação de quebra molecular da matéria orgânica ingerida por ação enzimática nos intestinos da minhoca.

Características de adequação do húmus de minhoca como material fertilizante:

1) Alta capacidade de trocas catiônicas (CTC) – é 30 vezes maior que a maioria das argilas que ocorrem no Brasil;

2) Rico em micro e macro elementos – análise média: matéria orgânica 40 a 55%; Nitrogênio 1,7 a 2,0%; Fósforo 1,4 a 3,8%; Potássio 1,4 a 2,2%; Cálcio 5,4 a 7,2%; Magnésio 0,8 a 1,3%; Ferro 0,8 a 1,8%; Manganês 550 a 770mcg; Zinco 420 a 1200mcg; Cobre 200 a 300mcg; Cobalto 15 a 40mcg;

3) Preço baixo – o mais caro que você vai encontrar é sempre menos de R$ 3,00 o Kg no varejo;

4) Granulometria excelente -- sendo finamente particulado (semelhante a argilas), possibilita a formação de raízes secundárias e até pelos radiculares, que por sua vez proporcionam otimização quase total na nutrição radicular das plantas;

5) Segurança -- se houve qualquer tipo de contaminação por pesticida / produtos tóxicos no material de alimento às minhocas, não há como ocorrer a formação de húmus -- as minhocas morrem antes; e não se pode, de fato, usar pesticida na criação das minhocas, senão elas morrem;

6) Ecologicamente correto – é 100% natural, matéria orgânica que ao invés de poluir serviu de alimento para as minhocas, e agora se apresenta como matéria praticamente biologicamente humificada; e não envolve mineração de qualquer tipo, com derrubada de matas, destruição de encostas de rios, nascentes etc.

7) É inodoro e acéptico (não contém sementes de ervas daninha), não provoca a salinização do solo, o que ocorre com o uso constante da adubação química. Pelo contrario, regenerador do solo, proporcionando maior porosidade, aeração, diminuindo a acidez, além de reter a umidade por muito mais tempo.

Como preparar o Húmus:

1) Utilize húmus 100% puro, sem fertilizantes, conservantes etc; você o encontra desde floriculturas e floras, até em alguns grandes supermercados;

2) Dê uma lavada, da seguinte forma: encha o recipiente até a boca uso blade de alumínio, sem deixar vazar; mas agitando com a mão enquanto enche – vá desmanchando torrões e aglomerados; depois disso feito, espere uns minutos e com muita delicadeza, vá entornando o balde lentamente, de modo que apenas a água com o material em suspensão seja jogada fora (a “água suja”); pode repetir isso mais uma ou duas vezes, eliminando tudo aquilo que flutue (pedacinhos de galhos, folhas ou ovos de minhoca).

3) Com água cobrindo no mínimo 3 cm acima do material, ferva-o por cerca de 10 - 15 minutos; cuidado que pode formar-se espuma e transbordar, então nunca encha de água até as bordas do balde; O material final deve conservar textura semelhante ao húmus original, com certa aglutinidade e, em aparência, igualmente semelhante ao húmus original, de cor marrom escuro.

4) Colocá-lo em camada não espessa, em bacias ou folha de plástico (pode-se cortar um saco, abrindo-o e estendendo-o) sob sol forte para que seque de uma vez. Assim, esse material pode ser guardado por muito tempo (mais de ano), e facilita demais o seu emprego na adubação orgânica.

OBS:
1- Não deve ser levado ao forno para esterilizar, pois o húmus para ser melhor conservado deve manter uma certa umidade, basta fervê-lo por 10 a 15 minutos.
2- Esse material é utilizado principalmente para adubar substrato de aquário. Mas, também pode ser usado no Bonsai e vasos de plantas por não conter casulos de minhocas.

Essa matéria é uma pesquisa que fiz junto a um blog sobre aquario. Mas estou usando o húmus com sucesso no Bonsai.

Tenho um kit MinhoBox que rende cerca de 50 kg de húmus por mês. Quem quiser outras informações acesse o site:



http://www.minhobox.com.br/loja/produtos/loja-modulo1.php

abraços, José Jorge

1 comentários:

Rômulo Carbonel ® disse...

Como saber se o Húmus e 100% puro ou se esta misturado com terra?

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money