sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Técnica da Insisão para engrossar brotos

Estou postando esta matéria (será que é?) meio empurrado pelo pessoal em outro tópico onde coloquei apenas uma sugestão.
por: Elio Luís Secchi

Então para quem não viu, o meu xará Elio pedia sugestão do que fazer para engrossar um novo broto que conseguiu fazer nascer em um local estratégico de um junípero. Então o pessoal pediu para transformar a sugestão em matéria.
Coloquei minha experiência quando eu e meu irmão tínhamos uma plantação de maçãs e se usava uma técnica de incisões logo acima de gemas para forçar brotos laterais nos galhos. As macieiras quando tem galhos longos sem brotos laterais (esporões) somente produzem flores nas pontas dos galhos, comprometendo a produtividade. Com as incisões se força o surgimento de brotos laterais.
No caso de engrossamento de galhos já existentes, a incisão logo acima do galho interompe o fluxo de seiva naquele setor em direção ao galho principal, forçando a seiva para o galho que se pretende engrossar.
Posteriormente a incisão cicatriza, desaparecendo. Se quizermos continuar o efeito é necessário refazê-la.
As fotos abaixo demonstram como fazer e são apenas ilustrativas, foram tiradas todas hoje mesmo, não são portanto de um caso concreto de como funcionou. Exceto a última foto na qual coloco novo histórico.
Não forneço Certificado de Garantia para a técnica (eh! eh!)nem sei se tem os mesmos resultados em bonsai (nisso sou um aprendiz de principiante), bem como se ela se aplica a todas as espécies. É testar para ver.

Criar novo broto:
Identifique um ponto do galho onde haja uma gema:


Faça a incisão acima da gema com canivete: uma meia lua com mais ou menos 1 mm de espessura (depende da grossura do galho)


Este deverá ser o novo broto:



Reforçar galho já existente:
Faça a incisão logo acima do broto existente:


Resultado do galho reforçado:


Com disse acima estas são imagens fictícias.
Agora veja um caso real:
Quando vi um tópico sobre bonsai de videiras, coloquei que eu tinha uma videira adulta mal localizada e que iria fazer um bonsai dela.
Como ela tem a brotação a mais de um metro de altura e tronco de uns 5 cm, tive medo de cortá-la próximo ao solo e ela vir a morrer. A videira aceita bem a poda drástica, mas já tive casos de morrer. Para não correr riscos, usei a técnica da incisão: localizei uma gema a cerca de 15 cm do solo e fiz o corte logo acima dela, isto fazem 60 dias.
Vejam o resultado:

Apesar da foto aparentar ser um corte profundo, na verdade é somente da casca, meio em redor do tronco, em forma de meia lua. Em breve posso cortar no ponto da incisão, sem nenhum perigo.

Sei que isto não funcionará para todos os casos, mas se servir a alguém já ficarei satisfeito.

Abração

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money