segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aramação - a experiencia do meu amigo Bonsérgio

Esta experiencia é do meu amigo Bonsérgio www.atelierdobonsai.com.br

Antes , alem de manter minhas plantas em vaso muito pequenos {acreditava que a arte era manter uma planta viva no menor recipiente possivel . Embarassed .} 1 x por ano eu trocava o substrato e podava as raizes { acho que pelo menos isso eu fazia corretamente , visto que não morriam ..} e ficava 1 ano sem adubar , apenas regando .. Embarassed { claro: não morriam , mas tb não se desenvolviam ...}.
Neste exemplo ,mostro o ficus desfolhado e como eu teria feito antes de aprender, cortando onde marquei e esperando uma nova brotação , para depois de 1 ano repetir a operação .. e os galhos cresciam para onde queriam .. muitas vezes secando e surgindo brotos na direção contraria a pretendida ..Entendeu ?


Sad



Nesta fase eu já aramava os galhos mas apenas para baixar e tentar conduzir na direção desejada .
Veja que uso o mesmo arame grosso na planta toda, nos galhos grossos vai bem e cumpre sua função , nos finos , o galho se enrrola no arame e não o arame no galho, muitas vezes quebrando ou ferindo o galhinho , que morre depois .. sigo com o arame apenas nos galhos principais despresando os mais novos .
Fazendo assim os galhos esticavam e os entre-nós ficavam longos demais , resultando num galho fino, comprido e reto , com poucas ramificações .. O que me obrigava a corta-los curtos e recomeçar tudo denovo .



Olhando de cima podemos ver como a tecnica foi aperfeiçoada .
- Usei arames de 3 bitolas diferentes, para galhos grossos , arames grossos , galhos finos , arames idem, o que me permitiu aramar até os ramos mais finos..

- Depois do arame corretamente posto, houve a modelação dos galhos , os primarios , depois os secundarios e os tercearios , tentando fazer com que ocupassem toda a volta do tronco , como raios de roda de bicicleta.


- Ao fazer os galhos ziguezaguearem conseguimos 3 resultados :
1- damos movimentos aos galhos , que trarão mais harmonia ao
conjunto .
2 - conseguimos "encurtar" os galhos sem precisar corta-los ,
não cortando eles engrossam mais rapido o que beneficia
a estrutura geral da planta.
3 - Não cortando os galhos as ramificação são mais abundantes e
favoressem uma rapida densificação da copa ... 

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money