quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

História do Bonsai

Para os chineses, a árvore era o vínculo que unia o céu e a terra, um veículo de pensamento, algo real e concreto que estimulava a meditação. Durante os séculos XII e XIII, muitos monges chineses se instalaram no Japão, levando consigo os “p’ent-sai” (pequenas árvores recolhidas na natureza e plantadas em recipientes) que possuíam um significado filosófico e religioso.
Os japoneses, porém, entenderam o “p’ent-sai” de outra maneira, converteu-se na expressão do homem como intérprete da Natureza e adquiriu a categoria de Arte, o BONSAI. O entusiasmo que despertou foi tão grande que colecionar bonsai transformou-se no passatempo da aristocracia. Os mercadores percorriam as comarcas vizinhas em busca de exemplares que, uma vez colocados em recipientes de porcelana, adornavam a entrada e os terraços das casas. Em 1644, um funcionário chinês, Chun-sun-sui, cansado dos assuntos do Estado, instalou-se no Japão onde se dedicou ao cultivo da Arte. A partir dos ensinamentos desse mestre chinês, os japoneses desenvolveram as técnicas de cultivo, criaram os estilos básicos, a terminologia adequada e difundiram o bonsai pelo mundo. Por esta razão, o Japão é considerado a pátria indiscutida do bonsai.

Esta prática que, em princípio, esteve reservada à nobreza, pouco a pouco foi acercando-se do povo e, atualmente, muitos japoneses dedicam grande parte de seu tempo livre ao cultivo do bonsai.

O ideograma japonês BONSAI significa literalmente: “cultivar árvore em vaso ou bandeja”. Porém, o bonsai é uma árvore ou arbusto que cultivado em vaso, apesar de ser de tamanho pequeno, expressa toda a beleza e o volume da planta em seu estado natural e, ao ser examinado, revela-se como uma abreviatura física e uma expressão artística da espécie encontrada na natureza. A preocupação estética é fundamental na execução de um bonsai. Sua importância é sem duvida muito maior do que a botânica, apesar desta ser fundamental. Linha e Forma; Equilíbrio e Harmonia; Escala de Composições; Perspectiva e Profundidade; Movimento; Vitalidade; Cor e Textura são os principais fatores que determinam o visual de um bonsai de qualidade.

No Brasil, a história do bonsai teve início a partir de 1908, com a chegada do vapor Kasato-Maru, no porto de Santos. Apesar de poucos dados existentes, sabe-se que os primeiros imigrantes japoneses, provavelmente tenham trazido consigo pertences de grande estima, coisas que os fizessem lembrar sua terra natal. Certamente os primeiros exemplares de bonsai chegaram aqui dessa maneira.

Ideograma do bonsai:



bon = vaso; bandeja.
sai = árvore; plantar; cultivar.

Por Alexandre Coelho.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money