quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bonsai - Como começar

"O tempo é uma parte fundamental na evolução do bonsai e temos de respeitá-lo"

O atropelo do tempo, das fases iniciais de cultivo, na maioria das vezes levam, ou ao fracasso absoluto e morte da planta, ou ao comprometimento de um material que poderia ser muito bom no futuro, transformando-o num bonsai medíocre e inexpressivo... Já fizemos muito disso!

A rapidez da internet, e a facilidade de acesso à informação hoje em dia têm ajudado muito o desenvolvimento de todas as áreas, inclusive desta nossa nobre arte, mas por outro lado esta carga de informações necessita ser digerida aos poucos por quem se inicia. É preciso entender que o tempo de nossas cabeças, o tempo da informação, a velocidade de tudo tem se encurtado, mas o tempo de nossas plantas continua o mesmo de sempre.

Precisamos aprender a dar tempo para nossas plantas, precisamos selecionar os materiais com que vamos trabalhar. Os grandes mestres já perceberam que dentro de uma mesma espécie existem plantas que se prestam a bonsai e outras nem tanto. Nós não “fazemos” a planta, nós apenas conduzimos e organizamos segundo nossos critérios e nossa visão de bonsai aquilo que a planta nos oferece. Nós podemos tirar, mais jamais "acrescentar" nada a uma planta.

O diferencial do bonsai com as outras artes é que nele temos 4 dimensões: as três dimensões espaciais com a qual nos confrontamos do ponto de vista da formação estética e a dimensão temporal que é a parte mais interessante e profunda da arte do bonsai.
O bonsai muda ao longo do tempo, isto é um fato. Ao longo das estações temos estados diferentes da árvore. Mas há transformações que vão sucedendo ao longo dos anos de criação que são mais lentas, mas muito enriquecedoras... Atingem tanto a árvore quanto o homem, o bonsaista!
Pode ser até polêmico estar aqui a construir um tratado sobre a 4ª dimensão na estética do bonsai, mas digamos que esta também é uma "dimensão espiritual" e que só conseguimos fruir na altura em que nos sentamos ao pé das nossas árvores e simplesmente a contemplamos.

Tudo isto deve ser fruto de um processo, de um amadurecimento do bonsaista, mas não custa exercitar esta capacidade, não custa refletir um pouco sobre este assunto.

Texto criado a partir do tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11912 do Fórum do Atelier do Bonsai.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money