sexta-feira, 13 de maio de 2016

SAÚDE E BEM ESTAR - Os benefícios do Óleo de Cártamo



ÓLEO DE CÁRTAMO  


O óleo de cártamo é extraído das sementes do cártamo, uma planta rústica e resistente a climas secos, altas temperaturas e ventos fortes. Em algumas regiões esta planta é conhecida como açafrão, açafrão-bastardo, açafrão-dos-pobres ou sultana, sendo sua principal aplicação em uso alimentício, cosmético e farmacêutico.  O uso do óleo de cártamo tem produzido aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras e tem um papel importante no crescimento muscular.

Existem evidências de que o óleo de cártamo inibe o mecanismo que leva o corpo a acumular gordura e faz com que este use as reservas de gordura como fonte de energia. A suplementação com óleo de cártamo produz efeitos tantos em pessoas sedentárias como naquelas que praticam atividades físicas, mas pesquisas sugerem que o óleo de cártamo é mais eficiente na redução da gordura daqueles que praticam atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas (musculação). Existem evidências de que pessoas que param de fazer dieta, quando estão tomando óleo de cártamo, estão mais propensas a ganhar massa muscular e não gordura.

O óleo, segundo os estudos, ajuda o organismo a queimar a gordura acumulada, além de liberar uma substância que ajuda a reduzir o apetite, enviando ao cérebro comandos de saciedade. Além disso, o óleo de cártamo teria a capacidade de auxiliar na definição da musculatura. As sementes da planta são ricas em ácidos linoléico e oleico possuindo altos teores sendo 70% para ácido linoléico e 20% para ácido oleico. O ácido oleico é um ácido graxo que recebe o nome de ômega-9 e é encontrado em boas quantidades no azeite de oliva. Seu consumo traz grandes benefícios para saúde, pois ele ajuda a equilibrar os níveis de colesterol e desempenha um papel importante ao regular os processos metabólicos do organismo. Estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) comprovou que o ácido oleico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado “mau colesterol”. Já o ácido linoléico é o chamado ômega-6, também utilizado como auxiliar na queima de gordura e tonificação dos músculos.


Mecanismo de ação


O óleo de cártamo inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura no organismo. O que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, o que o caracteriza como termogênico.


  1. O Ácido Linoléico na Redução da Gordura Corporal: O Ácido Linoléico tem a capacidade de inibir a atividade da enzima LPL (lipase lipoprotéica). Esta enzima tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais expressiva a atividade da LPL, maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, o volume do tecido adiposo aumenta. Com o bloqueio da ação do LPL, a transferência de gordura para as células também fica inibida, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia para a atividade muscular, a chamada lipólise.  
  2. O Ácido Linoléico no Desenvolvimento Muscular: Esta enzima está presente nos músculos esqueléticos (de contração voluntária, ex.: bíceps), e é responsável pelo transporte de gordura (em forma de ácidos graxos) para dentro da mitocôndria, que é a célula responsável por converter esta gordura em energia. Com a atividade aumentada da CPT, maior quantidade de energia é transportada para células adiposas e, consequentemente, queimada, gerando mais energia para o trabalho muscular e seu desenvolvimento.  
  3. O Ácido Linoléico e seu Efeito Antioxidante: Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres, alguns antioxidantes são produzidos pelo próprio corpo e outros (como as vitaminas C, E e o betacaroteno) são ingeridos. O ácido linoléico é fonte natural de agentes antioxidantes, que contribui para a melhora do aspecto dos tecidos.  
  4. O Ácido Oleico e seu Efeito sobre o organismo: Outro ácido graxo presente no óleo de cártamo é o ácido oleico, conhecido como ômega-9. Além de ajudar a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais, esse ácido desempenha um papel fundamental na síntese de hormônios, regulando os processos metabólicos do organismo. Ajuda também a controlar a fome e o peso corporal. Estudo da Universidade da Califórnia (EUA) descobriu que o oleico estimula a produção do lipídio oleiletanolamida, substância que reduz o apetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o “mau colesterol”. O ômega-9 é uma gordura monoinsaturada saudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o organismo quando consumidas regularmente e, segundo os pesquisadores, pode cortar o risco de doenças cardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácido oleico (ômega 9) eduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).  
  5. Nutri cosmético: O óleo de cártamo contém proteínas, minerais, vitaminas, especialmente a vitamina E. A vitamina E é um conhecido antioxidante natural, importante no combate aos radicais livres, que atacam diretamente às células do organismo. Ela ajuda a defender as membranas do organismo contra o estresse oxidativo, além de manter uma boa saúde e beneficiar o sistema imunológico. O óleo também é recomendado para todos os tipos da pele, é altamente hidratante e calmante para a pele.  


Ação terapêutica  


  • Queima de gordura (acelera o metabolismo);
  • Enrijecedor dos músculos;
  • Redutor do colesterol.  



Indicações  


  • Aceleração da queima de gordura;
  • Fonte de ômega-6;
  • Acelera o processo de definição muscular, diminuindo os níveis de gordura corporal;
  • Redução do colesterol (combate o mau colesterol). 




0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money