domingo, 21 de agosto de 2011

O bonsai e a nossa vida espiritual


Analisando a palavra de Deus, pude perceber que meu hobby podia ser utilizado como ensinamento na ministração de um sermão na igreja onde sou pastor.




A PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL

LUCAS 13

6 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou.
7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente?
8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume;
9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás.


Ao me deparar com este texto bíblico, tive a idéia de usar uma jabuticabeira que tenho aqui nestas mesmas condições. Feia, sem frutos e folhas queimadas pelo tempo. Ou seja: TAVA ABANDONADA AO LÉU.

Ensinamentos que repassei para o meu rebanho:

  • Retira-se a planta do local onde não produz. A terra não é boa! Devemos nos alimentar do verdadeiro alimento que vem do Senhor através da Bíblia.



  • Lavam-se as raízes para tirar qualquer tipo de impureza. Não podemos estar com quaisquer resquícios dos alimentos com que nos alimentávamos. Este tipo de alimento não nos ajuda em nada mais, na verdade nunca nos ajudou.
  • Prepara-se uma terra composta onde será plantada. A igreja é o bom terreno onde seremos plantados. é de onde vem o bom alimento.
  • Após plantá-la, retiram-se as folhas. Se deixá-las, vão desidratar a planta toda e esta irá morrer. Se continuarmos a viver de aparência, estamos fadados ao fracasso espiritual. Nossa folhagem queimada e sem vigor não nos leva para o céu. São nossos frutos que vão dizer se temos ou não Jesus em nossas vidas.
  • Adubo somente após 45 dias quando a planta estará pronta para recebê-lo! Temos que ser discipulados pela palavra de Deus. Ninguém se torna "pastor", "obreiro" da noite para o dia.
  • Raízes finas são os recursos da planta para alimentar-se. Quanto mais raízes finas melhor será a alimentação da planta. Devemos estar preparados para receber alimento através do Senhor. Quando maior a sensibilidade, maior será a comunhão com Deus.
  • Raízes grossas são para sustentação. Nossa planta não precisa de raízes profundas. Ela dependerá de nossos recursos artificiais para mantê-la afixada no recipiente. Não podemos estar arraigados ao mundo. Devemos depender totalmente do Senhor.

Aqui estão as fotos da apresentação realizada hoje à noite:





0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money