quinta-feira, 29 de abril de 2010

Entenda mais de NPK

Os adubos NPK podem ser comprados em diferentes fórmulas ou até mesmo se mandar preparar uma fórmula em que sobressaia o elemento que desejamos e até enriquecidos com micro-nutrientes.


É a fórmula do produto que dever receber bastante atenção na hora da compra, expressando ela a quantidade percentual de nutrientes. Encontramos NPK sobre as formas líquidas e sólidas. Os fertilizantes líquidos ainda costumam ser diluídos em água para uso em pulverizações nas folhas ou para o enriquecimento da água das regas.
Nitrogênio = N = É o principal agente do crescimento das plantas e do desenvolvimento foliáceo. A maior parte do nitrogênio a planta absorve nas primeiras fases da sua vida e deixa armazenado em seus tecidos de crescimento. A falta desse elemento nessa fase inicial retarda o crescimento e conseqüentemente a produção. Podemos, no geral, perceber que a falta de nitrogênio deixa a folha com a cor verde pálida ou verde amarelada enquanto o excesso produz abundante folhagem de coloração verde- escura.

Phósforo(Fósforo) =P = Sua presença é indispensável para a planta transformar os hidratos de carbono em açúcares. O Fósforo participa ativamente do processo de divisão das células. É um dos agentes direto da formação da clorofila e ainda aumenta o desenvolvimento radicular propiciando à planta maior capacidade de absorver os elementos férteis do solo. Age diretamente na qualidade dos frutos e maturação das sementes e a deficiência desse elemento pode ser percebida quando as folhas tomam uma coloração arroxeada.

Potássio – símbolo K - Indispensável à produção dos amidos e açúcares, e para a respiração e desenvolvimento das raízes. Sem ele a planta não se desenvolve. Fica ali atrofiada.

O Potássio é absorvido pela planta em menor quantidade e fica acumulado nas folhas e nos talos mais que nos frutos.

No inicio desta matéria eu falei: Os adubos NPK podem ser comprados em diferentes fórmulas ou até mesmo se mandar preparar uma fórmula em que sobressaia o elemento que desejamos e até enriquecidos com micro-nutrientes. Pois é ai que entra a classificação dos fertilizantes: Fertilizantes nitrogenados, fertilizantes potássicos e fertilizantes fosfatados. Já sabemos que o(N) Nitrogênio, (P)Fósforo e (K) potássio são os 3 elementos mais exigidos por qualquer planta.

Quando em uma fórmula o elemento em maior quantidade é o Nitrogênio, falamos que esse fertilizante é nitrogenado e é recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento. São ótimos para as folhagens em geral, gramados. A fórmula será expressa em porcentagem e assim quando expressamos: A Uréia tem 45% de Nitrogênio, estamos falando que de cada 100 quilos de Uréia, 45 são de Nitrogênio.

Quando o elemento de maior quantidade é o Fósforo ou phósforo, falamos que é um fertilizante fosfatado e que este estimula o surgimento de raízes, o aumento das floradas e, conseqüentemente da frutificação e produção de sementes. A aplicação de adubos fosfatados é muito importante em regiões onde ocorrem geadas, pois ele vai aumentar a resistência das plantas ao frio e alem disso vai apressar a maturação dos frutos.

Quando o elemento dominante é o Potássio (K) vai contribuir na formação de tubérculos, rizomas, fortalecer os tecidos vegetais e aumentar a resistência contra a seca. Por dar maior consistência à planta vai tornar a mesma mais resistente contra pragas e doenças.

Desejando discutir melhor esse assunto poderemos ver em outra matérias quanto à aplicação e quais os adubos orgânicos ou inorgânicos que contém mais de quais elementos.

***

Artigo enviado ao TodaFruta para publicação em 25/09/07


Data Edição: 28/09/07
Fonte: TodaFruta


Abaixo uma matéria que o Arzivenko (Atelier do bonsai) publicou de como usar o npk no bonsai:


Pessoal, sei que existem diversas maneiras de fazer isto, cada um tem sua receita. Certamente existem formas mais eficientes que a minha, mas minha idéia é mostrar como eu tenho feito.

Utilizo Gaze para ferimentos, que são encontradas em qualquer farmácia, por preços irrisórios:


Bom, começamos desdobrando a gaze..




O formato final é um retângulo, dobramos ao meio para ter um quadrado duplo:


Colocamos a quantidade de NPK granulado, com o tempo se sabe "de olho" quanto colocar.


Então unimos as pontas:



Agora enrolamos a trouxa para que fique justo, é normal cair alguns grão durante o proceimento:


Então passamos fita crepe para firmar a trouxa:


É importante dar uma volta por baixo da trouxa com a fita, para que a durabilidade seja maior e leve mais tempo para o adubo lixiviar no subtrato.


Finalizando:


Meia hora de trabalho: 30 trouxinhas


Trouxa com mais de 3 meses, vejam que a liberação continua:


As primeiras eu não passava a fita por baixo, então ao puchar a trouxa rasga:


Após seis meses sobra apenas a parte de cima, é só juntar e por no lixo:


As vantagens desta técnica é que utiliza materiais biodegradaveis, liberando o adubo químico por mais de 4 meses, enquanto que durariam apenas uma semana se postos diretamente sobre o substrato, sendo lavados facilmente pelas regas constantes.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money