quarta-feira, 31 de março de 2010

Técnica - URO no bonsai

Muitos entusiastas do bonsai estão familiarizados com os termos japoneses "Jin", (ou seja, um ramo morto, descascada) e Shari ou Sharimiki (uma área do tronco descascada para criar um recurso de Deadwood).
Esta matéria descreve a técnica e os efeitos de criação de "Uro", ou dar-lhe o significado literal, "para esculpir. 
Jin são frequentemente utilizados em Pinos, Juniperos e outras coníferas para mostrar onde galhos morreram e secaram, esbranciçadas pelo sol. É  usado em bonsai coníferas para criar uma ilusão de idade e para replicar um fenômeno natural que ocorre na natureza em árvores do campo.

No entanto, apesar de existirem algumas exceções, jins não são normalmente adequados para folhosas e espécies caducifólias.
Galhos mortos em árvores de folha caduca, não secam e não permanecem como em coníferas. Em vez disso eles apodrecem rapidamente e caem do tronco.

Ash montanha uro2uro cinzas montanha
Esta árvore da  Mountain Ash mostra um Uro de muitos anos em sua base. No passado, os ramos baixos, troncos, eventualmente, menores ou mesmo raízes morreram e apodreceram, caindo da árvore deixando feridas no tronco.
Pequenas feridas (causadas pela morte de pequenos ramos) serão finalmente cicatrizadas com casca. Mas, como a árvore tem continuado a crescer ao longo dos anos e a madeira dentro das feridas maiores já apodreceu, buracos formaram no tronco.

Este é essencialmente o que tentamos imitar, a criação do Uro em um bonsai.
Poda de ramos grandes em bonsai de folha caduca
Quando a poda de distância ramos de coníferas em bonsai, é comum deixar um pequeno pedaço que pode então ser envelhecido com calda sulfocálcica.Uma das razões para a utilização desta técnica é que, se o ramo é podado rente ao tronco, a ferida resultante vai ficar feia e não cura mais (com casca de novo).
Quando a poda de uma decídua é curada mais rapidamente, é comum podar rente ao tronco, para limpar a ferida levemente.

No entanto, algumas espécies folhosas (e decídua) não produzem cicatriz facilmente e são muito lentos para curar as feridas, resultando em uma cicatriz antinatural. Em outras situações, as feridas podem ser tão grandes (especialmente após corte do tronco) que é normal esperar a ferida cicatrizar em 10, 20 ou mais anos. É onde o Uro pode ser usado com grande efeito.
Acer antes uroAcer antes uro
Esta Acer teve um ramo de cerca de 3cm removido  da frente do tronco. O ramo foi cortado rente ao tronco e ligeiramente escavado,  normal com espécies de folha caduca. Porém, a cicatriz resultante  não curou por pelo menos 5-10 anos ou possivelmente mais. Quando curado, o tecido cicatricial levará muitos anos para desenvolver a casca madura da área circundante.
Ao invés de deixar a ferida em posição de destaque (na frente da árvore), um uro é criado. A ferida é feita em uma característica interessante Deadwood (madeira morta).

perfuração fora uro com dremel
Criando um Uro

Criar um Uro é muito simples. É usado uma broca para fazer um “oco”. Acima, é o usada uma retífica equipado com uma broca de tamanho pequeno.
Uma forma quase aleatória para a escultura cria a aparência mais natural. A única regra seria a de tentar evitar o uro sendo perfeitamente (e, portanto, artificialmente) redondo.  Assegurar que o uro não é apenas um buraco esculpido uniforme, com  uma profundidade uniforme.
Tratar o Uro
Imediatamente após a criação de um uro, a cor da madeira é dura e brilhante. Se deixada, a madeira no tempo terá uma tonalidade mais natural ao longo dos próximos meses.
Proteger o Uro
Se uma solução mais imediata é necessária,  calda sulfocálcica misturado com tinta acrílica tinta preta ou a tinta indiana pode ser usado para produzir uma cor mais escura, mais sutil. Não use sulfocálcica pura, pois o branco puro da madeira parece muito irrealista.
Dependendo da dureza da madeira, a posição do uro e sua exposição à umidade, a madeira dentro do uro começa a apodrecer em algum momento no futuro. Isso não trará prejuízo para as partes vivas da árvore.
No entanto, se há uma necessidade de garantir que a madeira não apodreça no futuro, tratar a madeira com um produto para endurecê-la.  Algumas espécies de árvores, tais como (mas não limitados a) Birch, fúcsia e Bougainvillea tem madeira muito macia, que é particularmente propensas a apodrecer quando expostos à umidade. Não crie uro sobre estas espécies se há alguma possibilidade de cicatrização mais natural ( e, portanto, proteger a madeira naturalmente).
Criando um Uro: Comentários gerais

Criar um uro é uma técnica muito simples, porém, é muito mais difícil de aprender a fazer o uso correto de um uro esteticamente.
Antes de criar um uro em um bonsai, sempre considere se seria apropriado para a árvore
Eu uso uro extensivamente em Yamadori (coletados) Acer, onde muitas vezes é necessário remover galhos grandes, mas a produção de tecido cicatricial e cicatrização de feridas é deficiente Nessas situações, o uso de um uro é essencial para evitar que o futuro bonsai senja coberto de feridas feias e não cicatrizadas
Finalmente, a forte, qualidades masculinas de uma Acer estão bem adaptados a esta técnica
No entanto, eu não iria considerar a criação de uro em uma árvore como um Acer palmatum que é uma espécie muito mais graciosa e feminina, com uma forte capacidade de curar feridas com grande sucesso.
Uma vez que a ferida foi convertido com êxito em um uro, não há como voltar atrás, a ferida nunca será capaz de curar mais suavemente.
Finalmente, deve notar-se que a criação de um uro não é a única maneira de esconder uma grande ferida na espécie decídua e larga,  que é o meu método preferido. Técnicas de pintura, envolvendo grandes cicatrizes e feridas com acrílicos ou escondê-las  com pedaços de casca também são possíveis.
No fim desta matéria tem um vídeo com uma demonstração de criação de uro.
Outros exemplos da utilização de Uro com bonsai
uro em bonsai Acer

A primeira imagem mostra um tronco Acer imediatamente após a colheita, há vários ramos grandes foram removidos.  Estes foram escavados para fazer URO.  As outras imagens mostram a mesma árvore 3 anos mais tarde, com uma estrutura nova em desenvolvimento. Uros são pouco visíveis e suas bordas não cicatrizaram bem.
uro
 em bonsai Acer
A primeira destas duas imagens mostra o tronco Acer apenas após a coleta.   Decidi remover o menor tronco secundário e criei um uro para fora da ferida resultante. Após 3-4 anos, o uro tornou-se uma característica interessante do tronco.
uro em bonsai Aceruro em bonsai Acer
Finalmente, este pequeno Acer inacabado  é visto após a coleta com um ramo muito grande na frente da árvore.  Novamente, o uso da técnica uro permitiu eleger a frente sem um olhar artificial da cicatriz, estragando a sua aparência.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money