quinta-feira, 25 de março de 2010

Centro de Informacao Toxicologica

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (criada pela Lei Estadual número 10.349 de 29 de dezembro de 1994) e vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul.



Foi criado em agosto de 1976 com uma proposta de prestar assessoria e orientação frente à ocorrência de acidentes tóxicos no Rio Grande do Sul.

Durante seus 30 anos de existência, várias atividades complementares foram agregadas a atuação do CIT/RS e atualmente está totalmente vinculado ao apoio às políticas públicas relativas à Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental na questão toxicológica. Mantém cooperação técnica com centros similares do Brasil por meio da Rede Nacional de Centros de Informação e Atendimento Toxicológico (RENACIAT) e da Rede de Toxicologia em Latinoamérica e no Caribe (RETOXLAC).

Tem por objetivo principal, prestar assessoria e orientação frente a acidentes tóxicos, em caráter de emergência e em regime de plantão permanente (24 horas/dia) a profissionais de saúde que viabilizam e otimizam o atendimento (diagnóstico e tratamento) de pacientes vitimados por exposições químicas em geral, incluídas as exposições por substâncias potencialmente tóxicas, contaminação por pesticidas agrícolas ou domésticos, substâncias químicas de uso doméstico ou industrial, plantas tóxicas, animais peçonhentos, medicamentos de uso humano ou animal, drogas lícitas e ilícitas ou qualquer outra agente potencialmente tóxico.

Presta informações específicas à comunidade leiga em relação à prevenção, primeiros socorros e medidas ou manobras que possam minimizar o efeito de qualquer exposição agente tóxico, até o atendimento de um profissional de saúde.

Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais (médicos, médicos veterinários, químicos, farmacêuticos, biólogos, bibliotecários, professores, administradores) e de estudantes das diversas áreas biomédicas e de documentação.
link abaixo:

http://www.cit.rs.gov.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money