sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Técnica Kamikasi

  Esta técnica é muito interessante. Eu mesmo estou com um Flamboyant mirim em casa. Ele ainda está no escorredor para dar uma encorpada, mas em breve estará sendo trabalhado neste sentido. Espero que este post venha contribuir para a comunidade bonsaísta em geral.





TÉCNICA KAMIKASE
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por Orlando Figueiredo de Moraes
São Pedro da Aldeia–RJ



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A Técnica Kamikase é baseada em uma forma especial de poda drástica - por isso o nome Kamikase - com a finalidade de estimular a brotação de galhos em espécies que, quando sofrem adaptações pelo processo “pré-bonsai”, tornam-se difíceis de emitir galhos.
Os testes foram realizados no final do inverno e início da primavera – época de clima ameno e que caracteriza a transição metabólica da planta: estado de hibernação para o princípio ativo. O exemplar escolhido foi o flamboyant, uma árvore frondosa, muito visada pelos bonsaístas, e que possui a característica exposta acima. A técnica consiste no seguinte procedimento:
1 – PODA DRÁSTICA
 
1.1 – Primeira etapa (corte transversal)
Escolha um exemplar pronto para sofrer a poda drástica. Ele deve possuir um tamanho e uma grossura de tronco ideais – no tocante a esse aspecto, tenha em consideração uma planta bem desenvolvida.
 






Tenham como referência, as medidas da planta de exemplo em questão: comprimento do tronco já com a poda transversal = 36cm; diâmetro do tronco (grossura) = 3cm. A projeção do plano mostrado na figura abaixo indica o corte transversal.


1.2 – Segunda etapa (cortes longitudinais)
Essa segunda etapa drástica, que é uma forma especial de cortes e trações, caracterizou a denominação da técnica: “kamikase”.
 









Na figura ao lado os tracejados indicam os cortes longitudinais que deverão ser feitos. Eles não precisam ter necessariamente o mesmo desenho da ilustração.
Trata-se, portanto, de uma questão subjetiva, de gosto e de estilo. Os cortes são realizados obedecendo à sua idealização e referem-se ao posicionamento de possíveis brotações.
Como referência, as medidas das secções longitudinais da planta do exemplo possuíam: as maiores = 26cm; as menores (formando bifurcações - um “Y”) = 10 e 13cm cada uma.
2 – TRACIONAMENTO
 
 






Nesta etapa, o tracionamento consiste em imitar galhos com as “fatias” do tronco partido. A intenção aqui não é tornar cada parte dessas em um galho propriamente dito, e obviamente que isso não aconteceria. Na verdade, esses “falsos galhos” servem como uma estrutura que vão conduzir os futuros galhos. Ali eles crescerão em diferentes pontos, em diferentes níveis e ângulos, ora opostos entre si, ora oblíquos, quando numa daquelas bifurcações. O intuito é o de criar, com o surgimento das brotações, a mesma sensação de divergência dos galhos (ramificações) que observamos nas árvores. 
Observe que cada parte cortada do tronco foi tracionada formando curvas



3 - HIDRATAÇÃO
 
Torna-se imprescindível o controle diário de hidratação da planta - sobretudo a casca.  Haja vista que a mesma está mais vulnerável ao ressecamento.
É importante ressaltar que todo o procedimento deverá ser realizado em meia-sombra (iluminação indireta) até a brotação. 
Perceber-se-á ao longo da evolução, o surgimento de alguns brotos, e também o secamento natural nas extremidades dos falsos galhos.
Em uma dada fase do processo não se precisa mais dos tracionadores, pois os falsos galhos já estarão rijos.
 









A imagem ao lado retrata a brotação.
Muitos brotos vingam e crescem, outros perdem a força, secam e morrem. Acontece também com alguns galhos (é inevitável).


4 – REFINAMENTO / ESTILIZAÇÃO / ESTÉTICA
 
Uma vez vingados todos os possíveis galhos dessa feitura, chega o momento de trabalhar a estilização do bonsai. Em princípio far-se-á o refinamento da planta, que consiste na eliminação de toda sua parte morta e/ou até galhos vivos que estão fora de sua concepção estética.
 






Observe nesta figura um exemplo de refinamento. Aqui, foram eliminados alguns “falsos galhos” ou parte deles:


É certo que no processo de regeneração dos cortes ocasione cicatrizes - inconveniente esse que é inevitável, e também, fato de severas críticas tidas por bonsaístas. Naturalmente essas cicatrizes levariam muito tempo para sumirem, não existindo, portanto, outra solução que não seja a intervenção do artista.
4.1 – Apontando uma solução para as cicatrizes
Sempre haverá no Mundo pessoas de idéias e opiniões diferentes – esse contraste é a causa principal dos conflitos que fazem os Homens buscarem as soluções para suas questões.
A solução que encontrei até agora, e que de uma maneira geral ameniza bastante o impacto provocado pelas cicatrizes é o efeito realizado por um número ainda maior de cicatrizes. Como assim? Trata-se da aplicação de uma outra técnica (ENVELHECIMENTO). Essa técnica visa o surgimento de nervuras que vão se assemelhar àquelas cascas grossas de árvores antigas.
Procedimento:
 






1 – Com uma lâmina cortante (estilete, por exemplo), realiza-se diversas incisões “intradermes”, “quase superficiais” (parecidas com arranhões) em sentido longitudinal (como se fossem veias entrelaçadas) em toda a extensão do tronco (desde o nebari) e galhos (deve-se ter o cuidado de não aplicar na parte mais jovem - extremidades - por que é muito vulnerável). Essa etapa deve ser realizada em meados da primavera, estação a qual a planta inicia seu metabolismo ativo:





2 - Após a realização das incisões é o momento de aguardar o surgimento das nervuras, que é o crescimento do tecido vegetal nas incisões (regeneração). Durante o período dessa cicatrização é possível notar a mudança na coloração de sua casca. Observe a figura ao lado.
Resultado: O que ocorre com a aplicação desta técnica é o engrossamento do tronco e galhos devido ao crescimento do tecido naqueles arranhões – são as nervuras, que dão impressão de casca grossa e antiga, e ainda, a mudança na coloração da mesma. O aspecto final é o de envelhecimento da planta. 
 






Veja a figura ao lado.


Em se tratando literalmente da palavra “estética”, sobretudo em manifestação artística, é indispensável à consciência que, para trabalhá-la, o artista dependerá de tempo, dedicação, afinidade, e em síntese, de paciência, como todos sabem. Em outras palavras, a “estética” do bonsai dependerá de suas mãos, de sua criatividade e antes de tudo, de sua vontade.
Então, se você quer, vá em frente, e mãos à obra!
 
5 – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
 
Não foram observados na experiência detalhes como: 
  • o posicionamento das gemas quando na feitura dos cortes longitudinais;
  • a utilização de substância hidratante como o soro glicosado;
  • a utilização de hormônios de crescimento.
5.1 - Dicas Atente para as considerações acima. Talvez, fazendo uso desses recursos, o resultado possa ser ainda mais satisfatório. Por exemplo, preservando-se mais gemas, maiores serão as chances de brotações (estude bem o tronco e o posicionamento das gemas antes de realizar os cortes longitudinais); o soro glicosado¹ ajuda na hidratação e recuperação da planta (pulverize a solução glicosada em toda a extensão do tronco, sempre ao entardecer – a concentração indicada é a 2,5%); e o hormônio enraizador² ajuda na brotação (pulverize também esta solução, em toda extensão do tronco, uma vez por semana).


Técnicas, texto e ilustrações de Orlando Figueiredo de Moraes.
E-mail: orfig2003@yahoo.com.br
São Pedro da Aldeia – RJ, 11 de março de 2005.
¹ e ² - consulte material informativo a respeito.




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Olá, João.
 



Há muito não tenho participaado do Fórum Atelir do Bonsai por falta de tempo. Inclusive sem tempo de cuidar dos meus bonsai. Já distribui quase tudo que tinha (dei de presente).
Gostaria de ter mais tempo para me dedicar ao bonsai. Sou apenas iniciante e não tive ainda oportunidade de progredir nesta belissima arte.
 



BOm, não vejo problema de você utilizar a matéria no seu blog. Está autorizado.
 



Abraço!




--- Em sex, 5/2/10, João Laudir Teixeira escreveu:




De: João Laudir Teixeira
Assunto: Autorização para publicação de Matéria KAMIKASI
Para: orfig2003@yahoo.com.br
Data: Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2010, 19:05




Boa tarde!




Estou solicitando sua autorização para publicação da sua matéria sobre a técnica Kamikasi (http://www.atelierdobonsai.com.br/orlando.html) em meu blog.




Sou amante da arte e gostaria de dispor de mais um canal com esta matéria que, ao meu ver, é de interesse da comunidade bonsaísta.




Obrigado!

João Laudir Teixeira




http://laudir.blogspot.com
Laudir Bonsai House 
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